ATENDIMENTO WHATSAPP
AGENDE
UMA VISITA
SOLICITE SEU ORÇAMENTO
SOCIAL

Saiba como a gestão financeira pode te auxiliar na crise.

18 junho 2020

Saiba como a gestão financeira pode te auxiliar na crise.

Quebra da normalidade é o que define o termo “crise”. Ela impacta diretamente tanto no âmbito interno, quanto no externo, resultando em uma imagem e reputação negativa para a empresa. A gestão financeira, é uma das ferramentas com mais eficácia nesse momento e vem para auxiliar o empreendedor a sair da crise, evitando gastos que possam prejudicar o seu caixa.

A importância da gestão financeira

Não é porque estamos em uma crise que devemos ter a gestão financeira como algo essencial no âmbito empresarial. Mesmo que não estivéssemos em um momento conturbado, gerenciar o seu caixa continua sendo crucial para o desenvolvimento dos negócios. Por isso, uma “educação financeira”, nesse período, tem total relevância no meio corporativo.

Prevenção contra possíveis crises

Algumas organizações já adotaram em seu organograma o Comitê de Gestão de Crises, que tem como missão alertar a empresa sobre eventuais ações que geram o desequilíbrio financeiro. É importante ter uma equipe qualificada para realizar esse serviço devido a dois erros que os empresários cometem constantemente: falta de planejamento e análise financeira.

Entretanto, para que esse serviço dê resultado, os setores precisam trabalhar juntos, ou seja, todos os departamentos se unirem, principalmente o financeiro.

Gestão Financeira X Crise

Durante uma situação como essa, repensar sobre o planejamento estratégico e o financeiro é o que mais ocorre nas organizações.

Uma das variadas funções da gestão financeira é analisar todas as despesas, tendo como base essas informações, posteriormente, são definidas as estratégias e correções pertinentes. É possível negociar ou renegociar dívidas e até mesmo trocar o fornecedor após a análise.

A gestão financeira também é essencial na adequação de serviços, ou seja, analisar de que forma poderá ampliar o faturamento empresarial, esse trabalho pode ser feito especificamente por um contador ou economista.

As empresas também podem atender seus clientes com o serviço delivery, caso houver essa possibilidade. Além disso, podem realizar promoções dando preferência aos produtos que são mais consumidos.

O fluxo de caixa contínuo é um dos maiores desafios desse gerenciamento financeiro, porém, além de eliminar a crise, é ele quem garante se a sua empresa continuará atuante no mercado. Portanto, uma das melhores formas de enfrentar esse obstáculo é buscar a contratação de um serviço de contabilidade, no intuito de promover uma administração de qualidade para o seu negócio.

ESCRITO POR
Soma Contabilidade
O seu escritório de contabilidade!

Receba conteúdo gratuito e exclusivo em seu e-mail

Inscreva-se em nossa newsletter
Scroll Stick E-book